O Papel do Líder Comercial, é Preciso Motivar Todo dia

Autora: Patrícia Carrasqueira

 

Você se julga um bom líder de equipe de vendas ou apenas gerencia os resultados?

O líder de uma equipe de vendas é responsável por liderar o seu time com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. O perfil de um grande líder começa desde a seleção de novos colaboradores, engajamento da equipe, realização de treinamentos e desenvolvimento de campanhas de incentivo. Entre suas responsabilidades, também estão os relatórios de resultados e acompanhamento do mercado.

Ser líder pode parecer um conceito simples, mas deixa perplexos muitos de nós, inclusive por seus diferentes estilos de liderança. Afinal, a liderança é muito mais do que apenas carisma, ou simplesmente atribuir metas e supervisionar o desempenho de qualquer vendedor.

Qualquer líder comercial que tenha um bom potencial pode simplesmente usar as suas autoridades para fazer com que seus vendedores e subordinados executem as tarefas exigidas.

No entanto, isso cria um sentimento de obrigação, em vez de ambição.

Em uma empresa, são inúmeros os fatores que podem desanimar uma equipe e fazer com que seus membros fiquem desmotivados. Um deles são os processos burocráticos, que acabam estressando e desanimando todos os colaboradores: a demora para conseguir realizar um processo ou obter uma autorização, por exemplo.

Mas, talvez o fato mais importante de todos seja, na verdade, o mais subjetivo: os colaboradores ficam desmotivados quando sentem que não pertencem ao time ou à empresa. Quando o funcionário não sente um vínculo, não se sente integrado a um grupo, nem mesmo um bom salário pode animá-lo. Por isso, é crucial que o líder do grupo motive dia a dia o funcionário.

Uma ação que é superimportante para manter a sua equipe motiva que poucos gestores fazem, é manter um relacionamento saudável com ela.

Manter o relacionamento saudável com a equipe é tão importante quanto o relacionamento da empresa com o cliente. Para manter um vínculo saudável com cada membro da equipe, os gestores devem buscar conhecer os sonhos e desejos pessoais e profissionais dos funcionários e mostrar-se interessado em realizá-los.

Na sua empresa, o que você está fazendo para motivar a sua equipe?

 

Patrícia Carrasqueira – Representante de Vendas na Sua Visita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *