Desmistificando o MMN

Autora: Mabê Monteiro  – Canal de Empreendedorismo Polishop.

 

MMN – ou seja – Marketing Multinível, as vezes chamado de Marketing de Rede ou ainda Marketing de Relacionamento. Vamos falar de onde surgiu, como se desenvolveu, como funciona e o que ele representa como plataforma de negócios nestes tempos desafiadores.

Segundo a Wikipédia – O MMN é uma derivação da venda direta em forma de networking. Se popularizou na década de 40 nos Estados Unidos e vem se desenvolvendo em ondas – desde o ano 2000 estamos na quarta onda de evolução. Esta onda levou os especialistas a acreditarem que o MMN cresceria mais no século XXI – o que tem se confirmado. Prova disto é que cada vez mais, grandes empresas multinacionais, tem investido neste modelo de negócios. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado o sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.

Robert Kiyosaki – autor do “best seller” – Pai Rico, Pai Pobre – escreveu um livro chamado de “O Negócio do Século XXI”. Na visão dele, esta é uma das grandes plataformas  deste nosso século. Atesta: “o marketing de rede é um dos modelos de negócios que mais crescem no mundo hoje, mas a maioria das pessoas ainda não se deu conta disso”……”as pessoas ainda não compreendem o seu valor porque é invisível: ele não é material, é virtual” … “ é um modelo de negócios genuinamente da era da informação: para compreender seu valor, não é suficiente abrir os olhos, você precisa abrir a mente”.

Henry Ford não criou um império e mudou a face do planeta construindo um modelo de negócio em torno das habilidades e talentos específicos de alguns trabalhadores. Ele projetou um modelo de negócios em que pessoas comuns poderiam usar seu tempo e esforço para produzir em massa milhões de carros. O que dá ao MMN o poder real, não é o que você pode fazer por ele – mas o que pode ser duplicado por qualquer pessoa.

Existem variantes de empresa para empresa, mas em linhas gerais, esta plataforma vem se fortificando pois oferece: risco zero, sem custo fixo, horários flexíveis, home office. Não requer desembolso financeiro ou as vezes um mínimo investimento. Um plano de carreira com resultados que o mercado tradicional não consegue oferecer pelo seu sistema de duplicação e alavancagem. Altamente meritocrático e principalmente – a possibilidade do desenvolvimento de renda residual.

Alguns estudiosos das áreas comportamentais acreditam que o que irá diferenciar o profissional do futuro não serão suas habilidades técnicas, mas sim suas habilidades comportamentais. Por ser um negócio de pessoas, está totalmente alinhado neste propósito. Sua característica colaborativa faz este modelo estar na contramão do sistema corporativo.

Neste momento tão desafiador vem sendo uma excelente solução para pessoas que estão necessitando ou possuem o grande sonho de ter seu negócio próprio.

Fica a dica.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *